Gravidez aos 40: Existe idade certa para ser mãe?

O mundo mudou! Nós mudamos! E ainda que muitas mulheres sonhem em ser mães e o façam antes dos 30, a gravidez aos 40 anos ou mais tem se tornado cada vez mais comum nos dias de hoje.

Leticia Vieira: Grávida aos 38 anos

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), o total de nascimentos cujas mães possuíam menos de 30 anos caiu de 74,3% para 64,9%, entre 2016 e 2017. Já no grupo de mulheres de 30 a 39 anos, houve crescimento.

Antes somavam-se 23,4% e, com os dados atuais, contabilizam-se 32,2%. Na faixa de mulheres com 40 anos ou mais, o percentual de nascimentos avançou de 2,2% para 2,9%.

E este dado é uma crescente na sociedade brasileira. Hoje, ainda que desejem ser mães, as mulheres, muitas vezes, priorizam outras áreas. Investir na própria carreira, conquistar estabilidade financeira, viajar por exemplo, vem antes de tomarem a decisão de ter um filho.

Além disso, a crença em que o avanço da medicina desenvolveu técnicas de fertilização capazes de ajudar a gravidez quando a desejarem, ajuda nessa decisão de postergar a maternidade.

Mas não podemos deixar de levar em consideração questões importantes. Com o passar do tempo, conforme as mulheres vão ficando mais velhas, a fertilidade diminui, diminuindo assim as chances de uma gravidez espontânea.

Isso não quer dizer que é impossível engravidar com 40 anos ou mais sem intervenções. Hoje já existem opções para as mulheres que desejam ser mães mais velhas, como técnicas de reprodução assistida.

São muitos os assuntos em torno desse tema que vem deixando de ser tabu. Gravidez aos 40 (ou um pouco menos, ou um pouco mais). Há quem ainda afirme que a partir dos 35 os riscos aumentam.

O 40deboa conversou com especialistas e traz uma série de matérias abordando algumas das questões pertinentes ao tema.

Falaremos sobre nutrição para mulheres na faixa dos 40 que querem engravidar. Entrevistaremos profissionais para descobrirmos os principais riscos, as principais vantagens e muito mais. Confira nesse link

Envie seu comentário

%d blogueiros gostam disto: